quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TRABALHO COM GRUPO DE IDOSOS - RECREAÇÃO

Olá, meu nome e A. trabalho no( crás) casa de referencia de Assistência social .
Sou monitora do grupo da terceira idade e estou precisando de dinâmicas para trabalhar com o grupo.
Temos pessoas acima de 50 anos com o objetivo de interagir uns com outros e se divertir, reunimos uma vez por semana no período de duas horas estou precisando muito te ajuda aguardo seu resposta
Obrigado.

A.,  boa tarde!
Nesse caso é melhor você optar por exercícios recreativos ou dinâmicas para aquecimento ou integração do grupo. Você pode pesquisar na internet com esses títulos. No meu blog estou tentando descrever atividades mais elaboradas voltadas para autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. De qualquer forma há dinâmicas de aquecimento também, porém são poucas.
O importante na escolha das atividades é verificar o nível de instrução que os componentes têm para poder adequar os exercícios à população. Outro aspecto importante é escolher atividades que não envolvam riscos físicos, pois grande parte dessa população pode ter alguma dificuldade física ou motora. Se não forem muitas pessoas com dificuldades, elas podem atuar como observadores e seus depoimentos podem ser usados para enriquecer as conclusões do grupo.
Você pode usar estórias, jogos, pedir para que contem um pouco da estória do nome, fazer desenhos ou colagens com temas específicos: expl: o que mais gosto de fazer, quais meus planos futuros. Ter momentos onde eles possam trocar experiências, por expl. se percebe que alguém do grupo está passando por algum problema, pode-se pedir ajuda do restante do grupo para achar a solução. Importante é não expor ninguém. Esse artifício só pode ser usado quando essa pessoa quiser colocar seu problema para o grupo. Pode pesquisar também alguns exercícios físicos que existem para idosos na internet. Esses exercícios muitas vezes são feitos com as pessoas sentadas e com o auxílio de música.
De qualquer forma já cadastrei seu e-mail e vou te mandando todas as novidades do blog.
Se eu puder ajudar de outra maneira. Pode falar.
Abraço,
Lilian
www.dinamicaspassoapasso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Postagens populares